Autorização Resolução CONSUNI 003 de 27/11/19 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
Os alunos do curso de Engenharia da Computação têm uma formação geral ampla, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação. Além dessa formação básica, os graduados recebem formação específica nas áreas de conhecimento da Computação, com aplicações voltadas principalmente para a área de programação, sistemas digitais, redes de computadores, banco de dados, inteligência artificial e sistemas embarcados e de tempo real. O objetivo do curso é formar profissionais a partir da relação entre teoria e prática nas atividades que envolvem a integração entre hardware e software, possibilitando a integração com as equipes de projetos e engenharia experimental e oferecendo soluções computacionais para execução de tarefas nos mais diversos setores do mercado de trabalho.
As Atividades Principais
O profissional de Engenharia da Computação está apto para projetar e apresentar soluções computacionais, que abranjam a parte de hardware e software de computadores, seus periféricos e sistemas digitais. Ainda é capacitado para trabalhar em projetos que integrem hardware com software, como robôs industriais, sistemas embarcados e simuladores, assim como realizar o controle do fluxo de informações nas empresas por meio da criação de programas de gerência. O curso oferece a possibilidade de os egressos assimilarem novas tecnologias oferecidas pelo mercado, visando maior desempenho de sistemas, novos campos de trabalho e aplicações.
O Mercado de Trabalho
O graduado em Engenharia da Computação está capacitado para atuar em diferentes áreas de empresas públicas e privadas, universidade e órgãos governamentais. Assim, suas atividades são voltadas para empresas que tenham a computação como ferramenta ou produto final (integração entre hardware e software) e que produzem interfaces entre o computador e outros equipamentos, desenvolvendo simulações e sistemas de controle de processos industriais. Sendo um mercado amplo e em ascensão, o profissional poderá encontrar colocação em empresas da área financeira, indústrias e serviços que se utilizam de sistemas computacionais.
As Práticas
Laboratórios de Física, Química, Mecânica dos Fluidos, Técnicas de Programação, Desenvolvimento de Algoritmos, Gerenciamento de Banco de Dados, Sistemas Digitais, Circuitos Digitais, Microprocessadores, Controle e Servomecanismos
Laboratórios de Informática com Internet disponibilizando variados softwares nas plataformas Windows e Linux
Visitas Técnicas
Semana de Palestras e Atividades Específicas
Monitoria
Iniciação Científica
Bibliotecas Integradas
Atividades Multiensino
Banco de Estudos Digitalizado
Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas e Órgãos Públicos